segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Falta de sangue pode adiar cirurgias eletivas na Paraíba

Estoque do banco de sangue está em cerca de 40%.
Campanhas incentivam a população a doar sangue.





A realização de cirurgias eletivas na Paraíba pode ser prejudicada pela falta de sangue no Estado. Atualmente, o banco de sangue do Hemocentro está com estoque em cerca de 40% e apresenta um quadro crítico. “Estamos trabalhando na medida. Se o número de doações não aumentar, as cirurgias eletivas podem ter que ser adiadas”, explicou a diretora Administrativa do Hemocentro, Ione Moura.

De acordo com Ione, o período de final de ano e início de janeiro é mais complicado porque o número de doadores diminui e o de acidentes aumenta. “Geralmente temos uma baixa no número de doarores entre as festas de final de ano e o dia 15 de janeiro. Isto aconbtece não só na Paraíba, mas também em muitos outros estados por causa das férias e viagens. As pessoas doam menos e a demanda por sangue sobe porque acontecem mais acidentes”, justificou.

Para incentivar a população a doar sangue, o Hemocentro da Paraíba criou duas campanhas. A primeira foi feita em parcerias com times de futebol. No mês de dezembro, os atletas e torcedores do Botafogo da Paraíba foram convidados a fazer a doação. A torcida do Corinthians também já participou da ação.



fonte: tv cabo branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário