A caixa econômica Federal foi o banco que mas recebeu reclamações no mês de dezembro
A Caixa Econômica Federal liderou a lista de reclamações procedentes
ao Banco Central (BC) contra bancos e financeiras no mês de dezembro. Em
novembro, o banco aparecia em terceiro lugar, atrás do BMG e Santander.
O ranking leva em conta instituições financeiras com mais de dois
milhões de clientes. Na sequência, o Banrisul aparece como o segundo
banco que mais recebeu queixas de clientes, seguido do Santander, HSBC e
Bradesco.
O BC calcula o número de reclamações dividido pelo de clientes para
montar a lista. Desde julho, o banco BMG era o campeão em queixas.
A restrição à portabilidade de crédito consignado sem justificativa foi
a principal causa das reclamações contra as instituições financeiras em
dezembro, com 654 ocorrências. Em seguida, o maior número de queixas
ocorreu por irregularidades quanto à confiabilidade e sigilo em
operações em serviços, com 541 casos.
O débito em conta depósito não autorizado foi o terceiro maior motivo
de reclamações, seguido do descumprimento de prazo de resposta para as
reclamações no BC e da cobrança irregular de tarifas por serviços não
contratados.
Segundo o BC, só aparecem na lista as reclamações nas quais houve
indícios de descumprimento de leis ou regulamentações por parte do banco
ou financeira.
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